Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp

Deus proverá! Por; Carlos Rubem

 

Tendo como fonte o site da OAB/PI, o portal Folha de Oeiras estampou, na sexta-feira passada (18.02.2022), o fechamento da Vara do Trabalho da nossa cidade.

Esta triste notícia respingou no plenário da Câmara Municipal de Oeiras, na abertura do ano legislativo, hoje (21.02.2022), através do vereador Beron Moraes, o qual foi seguido seguido pelos seus demais pares.

Não sei precisar o ano, mas deve ter sido no final dos anos noventa, salvo engano. O certo é que tomei conhecimento pela imprensa que o 22° TRT estava ultimando os estudos visando ampliar o número de Varas do Trabalho no Piauí, sem que Oeiras fosse levada em consideração.

Então, achei por bem solicitar audiência com presidente daquele colegiado, o Dr. Francisco Meton Marques de Lima, meu dileto colega da Faculdade de Direito do Ceará.

Fiz-lhe uma fundamenta e objetiva exposição de motivos pleiteando a inclusão de Oeiras naquele rol que estava sendo elaborado.

De bate-pronto, o Metonzinho, mesmo atrasando a tramitação do procedimento administrativo pertinente, mandou refazer aludido estudo para atender, em nome de Oeiras, o meu solitário e justo pleito. Tempos depois, a Vara em apreço foi instalada.

Quando da inauguração da sede própria da Vara em comento, em data que ora desconheço, e para a minha surpresa, o caríssimo Meton fez referência ao que acabo de relatar.

Tempo que passa. Ao ser criada a Vara do Trabalho de Valença do Piauí a de Oeiras teve a sua jurisdição territorial suprimida de vários municípios.

Enfim, apesar do zunzunzum, afianço que tal unidade judiciária não será desativada. Deus proverá!

 

* Carlos Rubem é promotor de Justiça aposentado em Oeiras

Mais de Opinião